Conheça o PINAB

O Programa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na AtençãoBásica (PINAB)” é vinculado ao Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde e ao Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.

Consiste em uma iniciativa de Extensão norteada pelos princípios da Educação Popular, que atua há 9 anos com ações de Promoção da Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no contexto da Atenção Básica com as comunidades Boa Esperança, Pedra Branca e Jardim Itabaiana, localizadas no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa (JP)/PB. 

O PINAB desenvolve ações mediante grupos operativos construídos de maneira compartilhada com a Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, tais como: Grupo HiperDia, Grupo de Caminhada, Grupo Brincando coma mente, Grupo Terapia Comunitária e Horta no Vila. 

Além disso, desenvolve outras ações como apoio ao Movimento Popular de Saúde da Paraíba, mapeamento de Conselhos distritais de saúde de JP e de equipamentos de SAN no território; e a promoção   de   eventos e cursos de formação   de   Extensão   e   Educação   Popular. Ainda, empreende ações conjuntas com a Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFPB e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da SMS-JP. Disciplinas dos cursos de Nutrição e de Medicina também são, em alguns semestres, promovidas com base na experiência do Programa.

No campo dos estudos, pesquisas e sistematizações, são empreendidos esforços investigativos em nível de iniciação científica, monografias de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, alguns dos quais são publicados em anais de eventos, revistas científicas e livros.

A gestão   compartilhada   do Programa operacionaliza-se a partir das reuniões: a) de orientação dos estudantes; b) de formação, incluindo temáticas relacionadas às ações; c) de planejamento semanal com a comunidade e a equipe de saúde. 

Através dessas intervenções, se tem apoiado iniciativas emancipatórias com vistas ao empoderamento comunitário, objetivando aprimorar estratégias e caminhos participativos do cuidado em saúde, sobretudo no que tange à vida com qualidade e dignidade. 

Neste processo,   é   fundamental   envidar   esforços   baseados   no   diálogo   e   na   construção compartilhada com trabalhadores e população, visando o reconhecimento da alteridade e dos   sentidos   do   outro,   com   o   enfrentamento   dos   determinantes   sociais   em   saúde.

Percebe-se,   assim,   a   contribuição   para   a   formação   de   profissionais   críticos   e humanísticos comprometidos com questões sociais, particularmente à garantia da saúde como direito e do enfrentamento sistemático de situações de vulnerabilidade, com ênfase no vínculo afetivo e no estímulo à participação social por meio da problematização da realidade.

Confira o blog do PINAB aqui

Confira o livro do PINAB, "Educação Popular e Nutrição Social: reflexões e vivências com base em uma experiência", aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário